ASSINE
search button

Cirurgias plásticas aumentam 30% perto do carnaval, mas é preciso cuidado com a recuperação

Compartilhar

Com a aproximação do carnaval, clínicas de estética e consultórios de cirurgias plásticas registram um aumento de até 30% na procura por intervenções cirúrgicas estéticas e procedimentos não invasivos como preenchimentos (fillers) e botox. Na cirurgia, o implante de silicone nos seios e lipoaspiração são as mais buscadas.

No êxtase e na ansiedade de ficarem com o visual impecável, muitas pessoas cometem erros na hora de escolher o profissional responsável pelo procedimento e o local onde ele será realizado e até mesmo quanto às informações do tempo de recuperação nas cirurgias. Segundo o cirurgião plástico Cláudio Lemos, Membro das Sociedades Brasileira, Americana e Internacional de Cirurgia Plástica, ao decidir por uma operação desse tipo, que envolve riscos como qualquer outra, todo cuidado é pouco para evitar complicações de saúde.

Segundo o cirurgião plástico, muitas vezes, o paciente se preocupa mais em buscar o menor preço, mas há situações em que é melhor esperar um pouco e poupar para mais a frente fazer a cirurgia plástica com segurança. “É importante verificar se o cirurgião faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) através de uma busca no site, verificar se a operação será realizada dentro de um ambiente hospitalar, em centro cirúrgico com estrutura necessária em caso de emergência- o que inclui uma unidade de terapia intensiva(UTI) e se as expectativas com relação à recuperação batem com os prazos estabelecidos e preconizados pelo cirurgião e individualizado para cada paciente” explica o especialista.

De acordo com Lemos, o tempo de recuperação de uma cirurgia plástica varia de acordo com o tipo de cirurgia e da pessoa operada ou seja, tem que ser individualizada para cada paciente. “Ainda é possível se preparar para o carnaval. Se a pessoa obedecer aos cuidados necessários, não tem problema algum”, afirma. Mas atenção: cada cirurgia e procedimento exige um determinado tempo de recuperação e uma prudência na exposição solar. Na maioria das cirurgias é necessário um dia de internação, mas de qualquer forma existe um comprometimento com relação a alguns movimentos e intensidade de esforço físico durante alguns dias. Procedimentos faciais como preenchimento de rugas, Botox também são possíveis neste período do ano. Já peelings profundos e laser CO2 devem ser evitados”, explica Dr. Lemos.

Uma mamoplastia, por exemplo, ou uma prótese de silicone significa que por volta do terceiro dia o paciente está com capacidade de movimentos suficientes para não necessitar de ajuda nas coisas básicas. “Mas isso não quer dizer que poderá cair na folia. O prazo de recuperação é em média de 15 dias, por eu não utilizar mais pontos externos á alguns anos os pacientes acham que podem retornar antes as atividades, mas são em torno de 21 a 30 dias para voltar à vida normal” alerta Claudio Lemos.

Numa lipoaspiração é também por volta do terceiro dia que já se consegue estar num estado de independência, e ainda menos, caso seja apenas uma pequena lipoaspiração. Para voltar às atividades regulares apenas necessitará cerca de 7 a 10 dias.

Já os procedimentos não invasivos, como o Botox e o preenchimento, são realizados no consultório e podem ser realizados em conjunto.Com um efeito obtido em poucos dias sem a necessidade de restrições como em intervenções cirúrgicas. Por estas razoes estes procedimentos são os mais realizados próximos a datas festivas como o Carnaval.