ASSINE
search button

Exposição inédita leva originais de Rembrandt ao Rio de Janeiro

Centro Cultural Correios recebe a mostra Rembrandt e a Figura Bíblica

Compartilhar

O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro apresenta a exposição Rembrandt e a Figura Bíblica, a partir desta quarta-feira (17), até fevereiro de 2015. A mostra tem curadoria de Fernando Spaziani e traz ao público uma seleção de 78 obras do artista Rembrandt Van Rijn, divididas em dois módulos. 

A primeira parte é dedicada à cronologia da vida e obra do artista, ilustrada com gravuras em diversos temas. A segunda é voltada aos temas bíblicos e religiosos, que compõem a parte mais numerosa dentre os temas do artista. A exposição inédita tem entrada gratuita e patrocínio Correios e Governo Federal.

A exposição apresenta ao público carioca 78 obras, produzidas em água-forte, buril e ponta-seca, do pintor e gravador holandês Rembrandt Van Rijn. Delas, 52 são de temas bíblicos/religiosos sobre o Velho e o Novo Testamento, três são de paisagens, 11 são retratos (quatro delas autorretratos), três nus, três cenas alegóricas e seis gravuras de temas diversos.

O público poderá conhecer um momento histórico específico, que influenciou o artista e faz parte do contexto que permite a percepção do que fez de Rembrandt um dos maiores nomes do mundo da Arte -- a Holanda, recém-libertada da Espanha e convertida ao protestantismo, passava por um momento de grande crescimento econômico. Na mostra, também será possível conhecer um pouco mais sobre a técnica da gravura realizada pelo artista.

"Trazer ao Brasil um acervo desta importância representa a possibilidade de mostrar à nossa população um trabalho excepcional e que atravessou o tempo, sendo absolutamente relevante para a contemporaneidade. Desta forma, esta exposição pretende não somente receber um público geral e interessado em artes visuais, mas também estudantes de arte que desejam entender o processo de criação de um grande mestre, de forma a aprimorar seus trabalhos pessoais", explica o curador Fernando Spaziani. 

De acordo com Spaziani, a iniciativa foi possível graças à parceria com o Museu Zorn, que fica em Mora, na Suécia. O artista Anders Zorn (1860-1920) foi um colecionador de gravuras de Rembrandt. 

Rembrandt Van Rijn nasceu em 1606 em Leiden, na Holanda. Com 14 anos entrou para a Universidade em sua cidade natal, mas, pouco depois, abandonou o ensino formal para ser aprendiz de um pintor da cidade. Aos 20 anos, foi aprendiz do pintor histórico Pieter Lastman, em Amsterdã, e, aos 25, hospedou-se na casa do marchand Hendrick van Uylenburgh quando pintou A Aula de Anatomia do Doutor Tulp

Ele criou entre os anos de 1625 e 1926 as suas duas primeiras águas-fortes. Em 1628 o artista fez dois retratos de sua mãe também nesta técnica. A partir de uma parceria com o gravurista Jan van Vliet em 1631, Rembrandt começou uma profícua produção de gravuras. Datam dessa época suas famosas gravuras de cenas bíblicas e religiosas.

A partir de 1655, Rembrandt diminuiu consideravelmente a produção de gravuras, acumulando 290 obras em sua vida. Sua última fase próspera foi em 1658, quando criou nus e o retrato de Lieven Coppenol, o maior retrato em gravura feito pelo artista. Em 1665, fez sua última água-forte. Rembrandt faleceu em Amsterdã em outubro de 1669.

Serviço:

Exposição “Rembrandt e a figura bíblica”

Abertura para convidados: 17 de dezembro

Lançamento do catálogo: 07 de fevereiro

Visitação: 18 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015.

Horário: de terça a domingo, das 12h às 19h.

Local: Centro Cultural Correios - Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro, Rio de Janeiro.

Informações: (21) 2253-1580

Classificação etária: Livre para todos os públicos.

Entrada Franca

Acesso para pessoas com deficiência