ASSINE
search button

Inscrições na Mostra Tiradentes em Cena ficam abertas até 24 de abril

Evento gratuito vai reunir peças de teatro do eixo Rio – Minas – São Paulo em maio

Compartilhar

Cidade com grande vocação turística e palco de diversos eventos de grande porte durante todo o ano, Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, se prepara para receber a terceira edição da mostra de teatro Tiradentes em Cena. O evento, que teve início em 2013 e desde a primeira edição levou grandes nomes do cenário teatral brasileiro para a cidade, será realizado neste ano entre os dias 15 e 23 maio.

A programação vai incluir musicais, monólogos e espetáculos intimistas que ocuparão o SESI – Centro Cultural Yves Alves e belos casarios, jardins, e igrejas que abrirão suas portas para as artes cênicas. Os espetáculos serão selecionados entre as inscrições feitas no site www.tiradentesemcena.com.br, que estão abertas até o dia 24 de abril.

"Este é um ano muito complicado economicamente e queremos reforçar ainda mais o nosso conceito de ocuparmos as praças e casarios da cidade com arte. Espero que vários grupos entendam essa proposta, se inscrevam e, assim, possamos promover uma troca íntima entre público e artista, além de deixar um legado artístico para cidade", diz Aline Garcia, idealizadora do evento.

Foi justamente pensando numa maneira de dar continuidade ao projeto de formação de plateia na cidade que no ano passado a produção do evento teve a iniciativa de patrocinar a sua primeira montagem utilizando o grupo local de teatro Entre&Vista e convidou o ator Mateus Nachtergaele para o desafio de encarar a sua primeira direção teatral. Nascia assim o espetáculo “O País do Desejo do Coração” que desde estreia na edição do ano passado circulou por diversas cidades e deu vida ao Tiradentes em Cena ao longo do ano.

Rio de Janeiro tem participação importante na mostra

Em 2013, o Tiradentes em Cena recebeu do Rio de Janeiro espetáculos como “Repétition”, com direção de Walter Lima Jr; “Poema Bar”, de Alexandre Borges; “A Descoberta das Américas”, com Júlio Adrião; “Flicts”, de Ziraldo; “Estação Terminal”, direção de Luiz Fernando Lobo;

Em 2014, a contribuição do Rio de Janeiro na mostra ficou por conta de “Calango Deu”, com Suzana Nascimento; “Bicho do Mato”, da Cia. Os Tapetes Contadores de História; “Se Faz Caminho ao Andar”, de Helena Contente; “Raul Fora da Lei”, de Roberto Bomtempo; “Homem Produto”, de Tatiana France, “Uma Peça como eu Gosto”, direção de Lúcio Mauro Filho e Duda Maia; “Billdog”, com Gustavo Rodrigues; “Oleanna”, direção de Gustavo Paso; “Olheiros do Tráfico”, de Moisés Bittencourt; “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”, de Mário Bortolotto; “O Cara”, com Paulo Mathias Jr. “A Princesa e o Sapo”, de Anderson Oliveira; “Dona Mulata e Triunfo”, de Miguel Pinheiro e a grande dama do teatro brasileiro Bibi Ferreira com o espetáculo “Bibi – Histórias e Canções”.