ASSINE
search button

Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico estreia no Teatro Ipanema

Compartilhar

No próximo domingo, 25, estreia a peça Édipo e o Rei, um Acidente Mitológico, no Teatro Ipanema. O texto, da roteirista Laura Rissin, é uma bem-humorada paródia da clássica tragédia de Sófocles, Édipo Rei, representada pela primeira vez em 430 a.c. A direção é de Adriano Coelho.

Os protagonistas são interpretados por Francisco Vitti, Gabriela Rosas, José Karini e Beto Bruno. O coro é formado por Breno Motta, Cadu Libonati e Ranther Melo.

Com um tom cômico, a peça subverte a trama original de Sófocles, incluindo a paixão de Édipo por Laio. Representada em três atos costurados pelo coro, a montagem propõe um desfecho menos sofrido para Laio, Édipo e Jocasta.

"O Édipo é um jovem tentando se achar em meio a um aglomerado de tormentas que rondam a sua vida. A menos pior das soluções para seus problemas vem junto com um "jeitinho brasileiro" de governar Tebas que Laio e Jocasta têm", comenta Francisco Vitti, que interpreta Édipo.

Na paródia do clássico, Jocasta se apresenta como uma rainha "articuladora e poderosa", frisa a atriz Gabriela Rosas. "[Ela é] também carente e possessiva, que ao tentar colocar em prática mais um de seus planos, acaba encontrando sua perdição", complementa.

De acordo com o diretor Adriano Coelho, o humor carioca permeia o espetáculo. No entanto, frisa que não se trata de um besteirol. "Falamos de amor, traição, da busca pelas origens de cada um, e, principalmente sobre o Brasil", diz. "Tudo isso sem pretensão alguma", completa.

"A proposta é fazer um espetáculo divertido, satirizando uma tragédia tão definitiva. O humor ajuda a lidar com as questões tratadas na peça, que nessa versão inclusiva, cita diferentes formas de amor", enfatiza a autora Laura Rissin.

Serviço:

 “Édipo e o Rei, um acidente mitológico”

Temporada: 25 de março a 09 de abril

Local: Teatro Ipanema

Endereço: R. Prudente de Morais, 824 - Ipanema, Rio de Janeiro

Horário Nobre: Sábado, às 21h, domingo e 2ª às 20h

Ingressos: R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia)

Capacidade: 222 lugares  

Telefone: (21) 2267-3750                      

Duração: 60 minutos

Classificação: 14 anos