ASSINE
search button

Caetano Veloso, Wagner Moura e cia se manifestam contra prédio de Geddel

Compartilhar

Intelectuais com tendências às pautas progressistas como Caetano Veloso, Tom Zé, Luís Fernando Veríssimo, Otto, Wagner Moura, Sônia Braga, Anna Muylaert, Nana Caymmi e Xico Sá assinaram um abaixo-assinado para que a construção do edifício La Vue, em Salvador, respeite o limite de 13 pavimentos determinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

Diz o texto-protesto: "O projeto terá um impacto brutal sobre a paisagem do sítio histórico do Porto da Barra, uma das mais belas praias urbanas do mundo e patrimônio precioso da primeira capital do Brasil. (...) São reprováveis as pressões imobiliárias de toda natureza sobre os órgãos estaduais e federais de proteção. Esperamos que o Iphan defenda os interesses públicos dos baianos e dos brasileiros, assegurando o gabarito baixo da referida obra e preservação das paisagens históricas e ambientais de Salvador".

É, como se sabe, o Secretário de Governo Geddel Vieira Lima tem um apartamento nesse prédio luxuoso que está embargado. Para dar andamento à obra e atender a seus interesses pessoais, Geddel pressionou várias vezes o ex-Ministro da Cultura Marcelo Calero a fazer com que o Iphan autorizasse a continuidade da obra. Calero pediu demissão há uma semana e colocou a boca no trombone.

A decisão do embargo permaneceu, assim como Geddel no cargo. Coisas do Brasil de Temer.