Jornal do Brasil

Heloisa Tolipan

Mariana Rios fala sobre favoritismo no "Popstar": "Nada garantido"

Mais do que boa voz, a atriz e cantora acredita que sejam necessárias outras características

Jornal do Brasil

"Esse é o projeto da minha vida”. É assim que Mariana Rios está se apresentando aos domingos no “PopStar”. Uma das 14 vozes candidatas ao prêmio de R$ 250 mil, a atriz e cantora contou que tem se dedicado exclusivamente ao novo reality musical da Globo. “Eu quero viver isso aqui e sentir como vai ser. Durante a minha vida inteira eu busquei esse momento e sempre quis que isso acontecesse. Agora que eu consegui, eu vou viver da melhor forma possível”, disse Mariana.

Sempre que tem espaço, seja no programa apresentado por Fernanda Lima ou nas entrevistas sobre o reality musical, Mariana Rios destaca a importância desta participação para seu sonho como cantora. Desde pequena, ela contou que alimenta essa vontade de viver da música. Porém, na carreira, Mariana seguiu caminhos que a revelaram também como atriz e apresentadora. “Eu canto desde os seis anos e faço shows com bandas. A minha primeira experiência em grupo foi anos nove anos, quando eu tive uma banda e cantávamos em festas infantis, dia das crianças e eventos em clubes. Depois, tive mais algumas oportunidades na adolescência e sempre segui cantando”, lembrou Mariana que acredita na ideia de colcha de retalhos na carreira de um artista. “Eu acho que nós somos feitos de pequenas experiências que nos ajudam a sentir preenchidos. E isso é muito legal. Durante a minha trajetória, eu recebi convites que me levaram para caminhos que eu não imaginava seguir e tiveram proposta diferente do que planejava. Mas assim, eu fui me redescobrindo e não me deixei cair da rotina”, contou.

Porém, agora, com esta oportunidade, Mariana Rios contou que está se dedicando integralmente ao programa. No novo formato desenvolvido pela própria Globo, 14 artistas da emissora, de diferentes áreas, se apresentam no palco com repertórios escolhidos por eles e são avaliados por um júri composto por dez especialistas. Entre os talentos, como são chamados os candidatos, além da Mariana Rios, que já possui sua habilidade na música conhecida, André Frateschi Claudio Lins também são exemplos de artistas com uma experiência que vai além da maioria. Mas, para Mariana, nada disso é sinônimo de vitória. “Aqui todo mundo é bom. O artista não tem uma habilidade só. Vai muito além disso. Eu conheço um monte de gente que canta muito, mas não consegue chegar aonde sempre sonhou porque não basta só isso. Tem que ter algo a mais. Então, no programa, eu quero me apresentar e fazer o que eu sempre quis fazer. Não tenho outra pretensão”, disse.

Mariana Rios no Popstar
Mariana Rios no Popstar

Inclusive, a atriz e cantora riu quando disseram que ela já era a campeã antes mesmo da competição começar. “É tão bom quando as pessoas olham para o seu trabalho e te colocam para cima que não tem como ficar triste. Eu acho bem melhor ouvir um ‘já ganhou’ a um ´já perdeu’, ? Mas isso não quer dizer nada. Eu nunca olhei para esse programa e nem para nenhuma outra oportunidade na minha vida como algo já vencido. Eu acho que só ganha quem trabalha, se dedica e faz por onde. A pessoa pode ser a melhor do mundo, mas se ela não se dedicar àquilo, ela não vai vencer na vida. Nada chega de mão beijada ou de graça. Então, não tem nada garantido. Fora que ganhar ou não, não me interessa. Eu quero é estar aqui”, afirmou.

Apesar de já ter gravado um disco autoral logo após ter saído de ‘Malhação’ e não ter tido tempo de trabalhá-lo, a atriz e cantora contou que não usará a vitrine do ‘PopStar’ para divulgar suas composições. “Meu primeiro disco foi totalmente autoral, mas não irei cantar nenhuma música dele. No ‘PopStar’, eu vou apresentar um repertório que tem música brasileira e internacional. É uma mistura de tudo”, disse Mariana que, se fosse seguir carreira musical, também teria essa pluralidade em sua identidade. Mas, para ela, isto seria um obstáculo a ser ultrapassado. “Se eu seguisse a minha carreira de cantora, eu não saberia definir o meu estilo e o que eu gostaria de cantar. Durante toda a minha vida, eu cantei em bar e festas. Então, as pessoas que escolhiam o meu repertório de acordo com o que queriam ouvir. Não ser definir o meu estilo em um único som, como tem gente que se diz do samba ou do rock, por exemplo. Sou um pouco de tudo”, contou.

O fato é que Mariana Rios está se realizando no elenco do ‘PopStar’ e isso fica claro a cada domingo. Aliás, a energia da atriz e cantora no palco tem contagiado os especialistas convidados do programa. Não sem querer, Mariana contou que em suas apresentações no reality musical irá se dedicar somente a esta intensa troca com a plateia. “Eu nunca fui de dançar nas minhas apresentações. Eu gosto de cantar olhando nos olhos de quem está me vendo. Para mim, é uma troca de energia tão grande com a plateia que eu não quero perder essa intensidade com dança ou algo do tipo”, explicou.

Para além do “PopStar”, Mariana Rio reafirmou que não está com nenhum projeto paralelo. Afinal, esta é a oportunidade de sua vida, como já havia definido a candidata. “Eu continuo sendo atriz e gostando de apresentar. Porém, a música tem um lugar muito especial na minha vida e é um espaço que nenhuma outra profissão vai conseguir preencher. Então, depois de um presente como esse, que está sendo o PopStar na minha vida, eu não consigo pensar no que vai acontecer depois disso”, disse.