ASSINE
search button

Projeto do Sesc sobre saúde visual é apresentado na CBÓptica

Ver para Aprender leva atendimento oftalmológico a comunidades em 13 estados brasileiros

Compartilhar

Uma iniciativa do Serviço Social do Comércio (Sesc) para promover a saúde visual dos brasileiros, especialmente dos comerciários, e estimular o varejo óptico foi apresentado na reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Produtos e Serviços Ópticos (CBÓptica) realizada em 20 de julho na CNC no Rio de Janeiro.

O projeto Ver para Aprender leva atendimento oftalmológico a comunidades em 13 estados brasileiros, além da Estância Ecológica Sesc Pantanal (MT), que apresentam a maior deficiência em relação a profissionais de oftalmologia. “O atendimento é realizado em crianças, adultos e idosos. Todos os públicos que frequentam as unidades do Sesc são orientados”, afirmou o gerente de Saúde do Departamento Nacional do Sesc, Irlando Tenório.

Só em 2014 a iniciativa beneficiou 14 mil pessoas com 5.500 consultas oftalmológicas realizadas. Além disso, o projeto distribuiu 4.500 óculos e realizou mais de 400 ações educativas, com a geração de 18 mil atendimentos. “Temos uma equipe capacitada para realizar a triagem nos atendimentos e encaminhar as pessoas para o profissional de oftalmologia do Sesc”, disse Anderson Dalbone, da Gerência de Saúde e Ação Social do Sesc.

Com isso, a instituição cumpre uma função importante para o comércio varejista do segmento óptico: ao realizar esses atendimentos, oftalmologistas do Sesc fornecem a prescrição médica para a produção e  compra de óculos. Muitas pessoas deixam de tratar de problemas oftalmológicos por não terem condições de realizar uma consulta – consequentemente, o setor óptico perde em faturamento.

Com o debate, a ideia é ampliar o escopo de atuação do Sesc, resgatando um antigo projeto da CBÓptica, o Opto Sesc Visão Brasil. “Em 2008, quando foi criada a Câmara, nós sugerimos esse projeto, pois o setor esbarra nesse gargalo. Nós já sabíamos o quanto o projeto iria impactar, via Sesc, a saúde visual da sociedade”, completou André Roncatto.

O secretário-geral da CNC, Marcos Arzua, reforçou a importância da atuação do Sesc, destacando o trabalho sistêmico para o desenvolvimento do comércio. “Nós – CNC, federações e sindicatos – somos o Sesc, pertencemos ao mesmo sistema. Essa presença permanente do Sesc e do Senac nas ações das Câmaras do Comércio é fundamental, para que se faça o diagnóstico correto do setor e também para que o comércio óptico seja estimulado”, disse Arzua.