ASSINE
search button

Centenas de manifestantes invadem Congresso do Iraque

Governo declarou estado de emergência na capital Bagdá

Compartilhar

Centenas de manifestantes simpáticos ao líder xiita iraquiano Moqtada al Sadr invadiram neste sábado (30) a chamada Zona Verde, área do centro de Bagdá onde ficam diversos edifícios públicos, e entraram no Parlamento do país gritando palavras de ordem contra a não aprovação de reformas apresentadas pelo primeiro-ministro Haider al Abadi.    

O ato havia sido convocado pelo próprio Sadr para cobrar do Congresso uma política mais firme de combate à corrupção. O grupo acusa o Parlamento de obstruir uma ampla troca de ministros por técnicos anunciada por Abadi, também ele xiita.    

"Todos os ministros devem ser mudados, espero que a nação comece uma revolução contra a corrupção", afirmou Sadr, que é uma das principais personalidades políticas do Iraque, embora não tenha cargos no governo.    

Por conta da invasão, foi declarado estado de emergência em Bagdá, que durante a manhã já havia sido palco de um atentado reivindicado pelo grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI). O ataque foi efetuado com um caminhão-bomba na zona sudeste da cidade e deixou pelo menos 21 mortos.