ASSINE
search button

Nova tempestade de neve provoca anulação de centenas de voos em Nova York

Compartilhar

Uma segunda tempestade de inverno em menos de uma semana na costa leste dos Estados Unidos provocou nesta quarta-feira o cancelamento de 2.760 voos, centenas de viagens de ônibus e diversas partidas de trens, principalmente na região de Nova York.

A neve caía com força à tarde sobre a cidade de Nova York, onde o serviço nacional meteorológico prevê um acúmulo de 20 a 33 cm de neve. Em algumas zonas do vizinho estado de Nova Jersey, em Connecticut ou em partes mais rurais do estado de Nova York, a neve poderia atingir 50 cm.

Às 19h30 (21h30 Brasília), 55% dos voos que deviam sair do aeroporto de Newark em Nova Jersey foram cancelados, assim como 58% dos voos no aeroporto de LaGuardia e 42% no aeroporto John F. Kennedy de Nova York, segundo o site especializado Flightaware.com.

Os aeroportos de Boston e Filadélfia também foram afetados, com 21% e 29% dos voos cancelados, respectivamente.

A maioria dos trajetos longos de ônibus a partir do terminal rodoviário de Nova York foram cancelados nesta quarta-feira. A companhia ferroviária Amtrak também anunciou o cancelamento de várias saídas de trens que circulam entre Boston e Washington.

"As estradas podem estar perigosas e fortes ventos podem causar cortes de energia", alertou a polícia de Nova York.

Embora as escolas públicas tenham aberto suas portas em Nova York, algumas escolas privadas decidiram permanecer fechadas ou mandar as crianças para casa mais cedo. Em Nova Jersey, as escolas decidiram não abrir suas portas e o governador, Phil Murphy, declarou o estado de emergência.

Esta medida é frequente nos Estados Unidos em casos de desastres climáticos, porque permite desbloquear fundos do governo federal.

Os governadores de todos os estados da região - Nova York, Connecticut, Massachusetts, Nova Jersey, Pensilvânia - pediram aos motoristas que se abstenham de circular, embora não o tenham proibido.

Outra tempestade mais extensa deixou, na semana passada, ao menos cinco mortos no nordeste dos Estados Unidos, principalmente por causa da queda de árvores após fortes nevadas, chuvas intensas e violentas rajadas de vento que provocaram o cancelamento de milhares de voos e saídas de trens.