ASSINE
search button

Em ofício ao STF, Moro diz que não investiga Eduardo Cunha

Presidente da Câmara pediu suspensão de ação na primeira instância

Compartilhar

Em ofício enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, negou que esteja investigando o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ofício foi uma resposta a questionamento do ministro Teori Zavascki, que pediu esclarecimentos sobre a citação ao nome de Cunha por parte do ex-consultor da Toyo Setal Júlio Camargo, um dos delatores do caso. 

Camargo disse, em delação premiada, que o presidente da Câmara pediu US$ 5 milhões em propina para viabilizar a contratação de navios-sonda por parte da Petrobras. Eduardo Cunha pediu então que a ação fosse paralisada e enviada ao Supremo, que é a instância competente para processar parlamentares. 

No ofício enviado ao STF, Moro reitera várias vezes que Cunha já é investigado pelos mesmos fatos na própria Corte, em inquérito aberto no início de março a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. O juiz argumentou também que não pode impedir que um depoente cite autoridades que só podem ser julgadas em instâncias superiores.

Moro diz ainda que a suspensão da ação penal em andamento não beneficiaria em nada Eduardo Cunha, já que ele não é parte no processo, mas, sim, os réus.