ASSINE
search button

'Le Monde': Caso Odebrecht parece roteiro de "O poderoso chefão"

Reportagem fala que presidente Temer é "mestre em intrigas parlamentares"

Compartilhar

Matéria publicada nesta quinta-feira (15) pelo Le Monde fala sobre a situação atual da política brasileira, com escândalos de corrupção envolvendo líderes e empresários de alto escalão, sendo que alguns já foram presos e a grande maioria está sendo investigada. 

O diário francês destaca em seu texto as denúncias de Claudio Melo Filho, confirmadas por Marcelo Odebrecht, que provam o envolvimento de vários caciques do governo e do próprio presidente interino no esquema de corrupção da operação Lava Jato. Temer foi citado 43 vezes na delação de Melo Filho.

> > Le Monde Le Brésil s’enfonce dans une crise de régimeEn savoir plus sur 

O noticiário descreve na reportagem a cena no palácio do Jaburu, em maio de 2014, pouco antes da campanha presidencial. Michel Temer, então vice-presidente, “mestre de intrigas parlamentares”, diz o jornal, se dirige à Marcelo Odebrecht, herdeiro do grupo, e diz que precisa de R$ 10 milhões. Um roteiro, segundo Monde, digno do filme “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola.

Le Monde comenta a planilha de Excel do departamento de propinas da empreiteira, onde cada político beneficiado tem um apelido, como Eduardo Cunha, chamado de Caranguejo ou Boca Mole.