ASSINE
search button

'The Guardian': Direita cresce no Brasil com aumento de escândalos de corrupção

Artigo fala sobre ascensão de Bolsonaro com suas ideias 'contoversas'

Compartilhar

The Guardian publicou nesta quarta-feira (26) um longo editorial sobre a crise dos partidos de esquerda no Brasil. O partido dos trabalhadores que desfrutou 13 anos do poder, levou muitos brasileiros a se voltar para a direita, após recessão, desencanto generalizado e escândalos de corrupção. 

O texto fala que Fernando Holiday é um dos poucos políticos negros abertamente homossexuais no Brasil, mas antes mesmo de ganhar um único voto alcançou fama nacional em 2015 com uma série de vídeos que viralizaram nas redes onde atacava o sistema de cotas do Brasil para negros, indígenas e pobres.

"Nós, negros e pobres, podemos ganhar na vida pelo mérito", disse ele em um vídeo no Facebook. "Eu não me coloco no papel de vítima".

Naquele ano, Holiday tornou-se líder no Movimento Brasil Livre - um grupo de pressão de direita que movimenta grandes massas em manifestações de rua e redes sociais contra a corrupção, apoiando inclusive a operação Lava Jato, informa o Guardian.

O artigo destaca que grupos como este estão agora forçando uma mudança radical na política de um país administrado por 13 anos pelo partido dos trabalhadores de esquerda fundado por Luiz Inácio Lula da Silva.

"Os eleitores se mudaram para a direita", disse Marcus Melo, professor de ciência política da Universidade Federal de Pernambuco.

A economia brasileira está lutando para escapar da recessão. Há 14 milhões de pessoas desempregadas. O crime violento está aumentando, enquanto os escândalos de corrupção que complicaram a administração de Michel Temer. E os brasileiros desiludidos buscam cada vez mais libertar os liberais, os cristãos evangélicos e os populistas de direita, opina.

Nas mesmas eleições municipais que impulsaram Holiday para a câmara, João Doria, empresário conservador e ex-apresentador da versão brasileira de The Apprentice, ganhou no primeiro turno o cargo de prefeito de São Paulo, a maior cidade da América do Sul e Marcelo Crivella , bispo evangélico fundamentalista, foi eleito prefeito do Rio de Janeiro, destaca Guardian.

No cenário nacional, Jair Bolsonaro, ex-capitão do exército e deputado federal, está atualmente em segundo lugar em algumas pesquisas para as eleições presidenciais de 2018. Ele tem uma plataforma agressiva de direita e anti-crime, defende o ponto de vista homofóbico e elogiou a ditadura militar que ocorreu do Brasil de 1964 a 1985, que executou centenas de seus oponentes e torturou brutalmente milhares de pessoas, incluindo Dilma Rousseff, uma ex-guerrilha marxista.

Bolsonaro, que promete nomear generais para seu gabinete, se eleito, é saudado por multidões em aeroportos e comícios que gritam seu nome e se vangloriam de que ele nunca esteve vinculado a alegações de corrupção - ao contrário de muitos de seus colegas legisladores, descreve o Guardian.

Seus partidários dizem que se sentiram legitimados pelos protestos pro-impeachment.

Antes disso, "era inadmissível para você se posicionar como de direita no Brasil - era basicamente uma palavra de juramento", disse Douglas Garcia, 23, um dos organizadores de um grupo de São Paulo pró-Bolsonaro com 185 mil seguidores em seu Facebook.

"[Quando] você tem ladrões no estado, você precisa chamar a polícia. Quem é a polícia do povo? É o exército ", disse Antônio Paiva, 68, advogado e produtor rural, antes do início da reunião pró-Bolsonaro. Ele disse que uma junta de dois civis e um oficial militar deve assumir o Brasil por até dois anos e gradualmente reintroduzir a democracia, começando com as eleições municipais.

Aqueles que pedem abertamente um retorno à ditadura militar são uma minoria, mas parecem estar crescendo, aponta Guardian.

O apoio à democracia caiu de 54% em 2015 para 32% em 2016, de acordo com o Latin Barometer, uma pesquisa anual de todo o continente. E o apoio ao retorno à ditadura militar está se manifestando cada vez mais na sociedade brasileira, disse Enio Mainardi, de 82 anos, um magnata de publicidade aposentado cuja página do Facebook, que ele usa para divulgar pontos de vista de direita e retaliar a esquerda brasileira, tem quase 20 mil seguidores.

Ele se opôs à ditadura militar do Brasil quando jovem, mas agora está mudando de opinião, disse ele.

"Eu não tinha ideia, não estava claro, que o regime militar estava certo", disse ele.

Nenhum dos candidatos de direita provavelmente será uma boa notícia para a Amazônia, onde o desmatamento aumentou 29% no ano passado.

Em uma entrevista de abril a um jornal brasileiro, Bolsonaro disse que o Brasil deveria limpar mais terras florestais para produzir alimentos para uma população mundial crescente.

Ambientalistas, dizem: "espero que ele não se torne presidente".

> > The Guardian