ASSINE
search button

'La Nación': Lula retorna a terra natal e seu grande bastião de popularidade

Reportagem conta que em 18 dias, líder viajará por nove estados do Nordeste

Compartilhar

Matéria publicada nesta sexta-feira (18) pelo jornal argentino La Nacion fala que apesar da condenação pela justiça o ex-presidente Lula está de olho na campanha eleitoral de 2018, e já começou uma peregrinação pelo nordeste do Brasil, sua terra natal e grande bastião de popularidade, com o objetivo de fortalecer sua imagem.

A reportagem descreve que durante os próximos 18 dias, Lula, de 71 anos, viajará de carro, ônibus, barco e avião por 28 cidades dos nove estados da região: Bahia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Sergipe, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde ele nasceu. 

Esta é uma releitura da estratégia "Caravana da Cidadania", que o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) maximizou pela primeira vez em 1993 e depois repetiu em 2001, antes de finalmente entrar no Palácio do Planalto para Governar por dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010), aponta La Nacion.

"Agora, com mais experiência e mais organização, para entender as necessidades das pessoas", disse o ex-chefe de Estado e ex-sindicalista metalúrgico No início de sua campanha inicial.

O diário argentino analisa que a agenda também está começando a consolidar as alianças locais para as eleições de outubro de 2018 e se defender melhor contra as alegações de corrupção que o perseguem. 

La Nacion destaca que as pesquisas mostram Lula como o grande favorito das pesquisas, com 30% de apoio; No entanto, é também o candidato com a maior rejeição: 55%.

Para fortalecer sua figura e representar uma maior dificuldade para a justiça , Lula retorna à área do país que mais se beneficiou de políticas sociais durante sua administração e com o boom da economia da época, avalia. 

> > La Nacion