ASSINE
search button

Chega a dez o número de mortos em incêndio em creche, em Minas Gerais

Neste sábado, menina de 4 anos não resistiu aos ferimentos

Compartilhar

Neste sábado (7), morreu mais uma das crianças vítimas do incêndio da creche em Janaúba, no Norte de Minas Gerais, chegando a dez o total de mortos. Ela estava internada em estado grave no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte. Dos dez mortos, oito são crianças , uma é a professora e o décimo é autor do atentado, vigia da creche.

A criança que morreu é uma menina de 4 anos, que havia sido transferida de Montes Claros, no Norte do estado, para Belo Horizonte, nesta madrugada. Doze crianças e duas mulheres seguem internadas em hospitais de Belo Horizonte. Quatorze crianças vítimas do ataque receberam alta do hospital na manhã deste sábado (7)..

O vigia da creche, Damião Soares dos Santos, incendiou o local na quinta-feira (5), ateando álcool e fogo nas crianças e nele mesmo. Ainda não se sabe o motivo do ataque. A professora que morreu, Helley Abreu Batista, de 43 anos, chegou a tentar impedi-lo fisicamente, e ajudou no resgate de crianças. Contudo, não resistiu aos ferimentos. Ela foi enterrada com honras de heroína.

O médico responsável pela equipe médica que atendeu as vítimas, Helvécio Albuquerque, disse que graças à "atuação conjunta de polícias, Corpo de Bombeiros, profissionais da saúde e de voluntários, além da sociedade civil, foi possível fazer todos os atendimentos e encaminhamentos necessários".

Segundo Albuquerque, além do atendimento imediato, as vítimas vão precisar de uma série de cuidados, devido às queimaduras, e de acompanhamento psicológico, tanto para as vítimas quanto para as famílias. Segundo Albuquerque, quatro pessoas estão com 80% ou mais do corpo queimado, sendo que queimaduras que atingem acima de 70% do corpo são consideradas gravíssimas.

A prefeitura reforçou a necessidade de doações, que servirão tanto para questões imediatas quanto para garantir a qualidade do acompanhamento futuro das vítimas e famílias. Até o momento, foram arrecadados R$ 177 mil. A prestação de contas deverá ser feita mensalmente ao Ministério Público.

Doações

Em nota divulgada na sexta-feira (6), a Prefeitura Municipal de Janaúba pede o apoio da população. O Hospital Regional e Fundação de Assistência Social de Janaúba (Fundajan) precisam de doações de luvas de procedimento, dipirona injetável, soro fisiológico, agulhas, morfina, entre outros. Além de água mineral, roupas para crianças e roupas de cama. As doações podem ser entregues na própria prefeitura. O órgão também recebe doações por transferência bancária.

Na quinta-feira (5), em nota, o Ministério da Saúde informou que irá ajudar no que for preciso, desde o custeio ou envio de materiais hospitalares, bem como apoio técnico para a o tratamento dos casos.

>> Entenda a tragédia em creche de Minas Gerais que chocou Brasil

Nas redes sociais, pessoas relatam que as famílias estão precisando de apoio. "Tem muitas crianças sendo trazidas pra BH e as famílias que acompanham estão vindo sem nada, só com a roupa do corpo mais", diz uma usuária do Twitter.

A prefeitura pede ainda que as pessoas não postem nem compartilhem fotos. "Isso só aumenta o sofrimento. Vamos orar por todas as vítimas e suas famílias. Janaúba precisa desse apoio".

Luto

Em nota, o ministro da Educação, Mendonça Filho, manifestou pesar pela tragédia e disse que a educação infantil e o país estão de luto. “Reafirmamos nosso compromisso na busca pela melhor formação para todas as equipes da Educação Infantil – desde a professora, o professor, e todos os profissionais de creche, para que as crianças que chegam ao mundo pelo Brasil possam ter todos os seus direitos assegurados”, disse o ministro.