ASSINE
search button

Novo secretário de Segurança do Rio assume pasta nesta segunda-feira

Compartilhar

Nesta segunda-feira (17), o novo secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, de 49 anos, toma posse no cargo, após a saída de José Mariano Beltrame, que ficou dez anos na função. A cerimônia de posse está marcada para esta manhã no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. A troca acontece no momento em o Estado do Rio passa por uma grave crise financeira, inclusive com atraso do pagamento dos servidores.

A expectativa é de que Roberto Sá anuncie também o novo chefe da Polícia Civil, em substituição ao delegado Fernando Veloso, que também deixou o cargo semana passada.

Roberto Sá era subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da própria Secretaria de Segurança. Ele também é delegado da Polícia Federal, porém, sua atuação na área de segurança pública começou na Polícia Militar do Rio, onde ingressou como cadete em 1983 e passou pelo cargo de tenente-coronel e instrutor do Batalhão de Operações Especiais (Bope), até deixar a corporação.

Formado em Direito e pós-graduado em Administração Pública, o subsecretário atuou como coordenador de todo o planejamento do programa das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), que teve início em 2008 na gestão de Beltrame.

>> Segurança: no momento mais difícil, autoridades deixam seus cargos

Saída de Beltrame

José Mariano Beltrame anunciou, no último dia 11, sua saída da Secretaria de Segurança. O governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, admitiu na ocasião que Beltrame estava "cansado" após tanto tempo na função, e que por isso não poderia exigir a sua permanência dele.

Delegado da Polícia Federal, Beltrame assumiu a Secretaria de Segurança em janeiro de 2007, no início do governo de Sérgio Cabral,  e se tornou conhecido pela implantação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) na cidade do Rio. Ele é o secretário de Segurança a permanecer mais tempo no cargo. 

O anúncio da demissão de Beltrame aconteceu na mesma semana em que um intenso tiroteio na comunidade do Pavão-Pavãozinho levou pânico aos moradores de Copacabana. Os tiros se estenderam desde a manhã até o final da tarde do dia 10.