Jornal do Brasil

Sol Maior

I Musici de Montreal no Rio

Maria Luiza Nobre, Jornal do Brasil

Semana com poucos concertos, mas muita música de alta qualidade. A prata da casa brilha assim como canadenses que visitam o Rio de Janeiro.

Como sempre, basta clicar na foto abaixo e o melhor da música clássica estará sempre esperando os leitores da coluna. Boa semana!

I MUSICI

Um ótimo concerto está agendado para dia 17, às 20h, no palco da Sala Cecília Meireles, que recebe a Orquestra de Câmara I Musici de Montreal. O conjunto foi fundado em 1983 pelo violoncelista e maestro Yuli Turovsky, atualmente composta por 15 músicos de excepcional qualidade, razão pela qual tem um repertório imenso com páginas desde a Música Barroca até a Música Contemporânea.

Na formação do conjunto, a presença de jovens artistas canadenses que têm se destacado no cenário musical e músicos experientes e estrangeiros.

Após quatro anos de fundação, a qualidade do I Musici de Montreal, já era reconhecida, como “Orquestra de Câmara do Ano” pelo Conselho Canadense de Música.

A extensa discografia e as numerosas turnês, são a as maiores referências  da excelente orquestra que conta com um dos mais jovens e brilhantes maestro de sua geração, Jean-Marie Zeitouni , que atua como diretor artístico desde junho de 2011.

No programa as Bachianas Brasileiras No. 9 de Heitor Villa-Lobos, Árias e Danças Antigas, Suíte No.3 de Ottorino Respighi, Divertimento em Ré Maior K.136 de Wolfgang Amadeus Mozart, Scherzo for Strings de Andre Prévost e a Serenata para Cordas, Op. 48 de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

Ingressos e informações: 2332-9223

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47 – Centro

DUO

O duo formado pelo violinista Ricardo Amado e o pianista Flávio Augusto é a atração do recital dia 19, às 18h30, no Espaço Guiomar Novaes da Sala Cecília Meireles.

Amado é o atual spalla da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também concertino da Orquestra Petrobras Sinfônica.

Flávio Augusto tem se apresentado a frente das principais orquestras do país, e desde 1991,é um dos integrantes do premiado Trio Aquarius.

No programa dos artistas , a Sonata em Mi Menor K. 304 de Wolfgang Amadeus Mozart, a Sonata-Fantasia No.1 “Désespérance” e a Sonata No. 3 de Heitor Villa-Lobos e a Sonata em Dó menor Op. 45 de Edward Grieg.

Ingressos e informações: 2332-9223

Espaço Guiomar Novaes

Sala Cecília Meireles

Largo da Lapa 47 – Centro

 

ACADEMIA

A Presidente da Academia Nacional de Música, pianista Carol Murta Ribeiro convida  para a Série “Conte aqui a sua História” com a Acadêmica Rosana Lanzelotte, Membro Honorário da instituição, que participa das comemorações dos 50 anos de fundação  da ANM.

A palestra será realizada no dia 20, às 17h, no Auditório Heitor Villa-Lobos da Academia de Música Lorenzo Fernandez com entrada franca.

Auditório Heitor Villa-Lobos

Academia de Música Lorenzo Fernandez

Rua da Lapa 120 - 7º andar

 

FUNARTE

O violoncelista David Chew vai se apresentar no Teatro Glauce Rocha no Centro do Rio, quinta-feira, dia 21, na hora do almoço. O show, imperdível, faz parte da programação do Funarte Musical, projeto da instituição, que proporciona o encontro de diferentes artistas e gêneros musicais nos palcos do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Dica da semana - Lembrando Arthur Rubinstein