Os Melhores concertos de 2017!
Mais uma temporada de concertos finalizada, apesar de todos os inúmeros problemas que aconteceram durante o ano na vida cultural da cidade.
Impossível deixar de enviar a nossa solidariedade aos corpos estáveis do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, pois sabemos que o lugar dos bailarinos e músicos é exatamente o palco, e infelizmente, parece ter sido o local que eles menos estiveram.
O Theatro Municipal, talvez para sobreviver, tornou-se um palco de aluguel, o que é normal e anormal também, os corpos estáveis têm que ter vida e agenda no local, com as produções de óperas executadas pela instituição, uma vez que sempre teve condições de realizá-las, com grande maestria, sem a necessidade de compartilhar montagens vindas de outros locais. Até poderia, é elogiável também, mas é fato altamente relevante que o mais importante teatro do país deve ter condições de andar com suas próprias produções, e , mais, poderia até compartilhar e enviar as suas realizações também para outros locais. Todos têm mérito, tudo pode ser compartilhado e complementado, mas com reciprocidade, com a chamada mão dupla. Nunca deverá ser esquecido que o Rio de Janeiro foi a capital cultural do Brasil, sem dúvida nenhuma é a capital do turismo brasileiro e apesar da esperança, um dia poderá voltar a ser a nossa capital cultural.
Enquanto tudo isso não acontece, tivemos poucas estrelas internacionais, naturalmente muito bem-vindas, mas a prata da casa é que foi muito reverenciada, as salas de concertos precisam apoiar mais, ao programar e admirar a qualidade de muitos artistas nacionais, que em muitos casos, têm a qualidade igual ou melhor do que seus pares internacionais. Aplaudimos o pianista Miguel Proença, atual diretor da Sala Cecília Meireles, pela sensibilidade de uma temporada de alto nível, da mesma forma o incentivo que ele dá aos músicos para voltarem ao palco da mais expressiva sala de concertos, especialmente de música de câmara do Rio.Proença é sempre muito positivo e sobretudo livre de intenções negativas, o que o torna sempre um agregador.
O BRAVO da coluna a todos os compositores, músicos, maestros, artistas brasileiros, administradores de orquestras, e todos aqueles que contribuem para fazer uma temporada acontecer com todos os inesperados “pianos e fortes súbitos” que surgem ao longo do ano.
Temos o prazer de divulgar, portanto, a lista dos Melhores Concertos de 2017, apresentada em ordem cronológica.
## Philippe Jaroussky e Le Concert de la Loge
Dia 19 de abril, às 20h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Série Dell’Arte
## Youth Orchestre of the Americas
Carlos Miguel Prieto, regente
Dia 3 de agosto, às 20h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Série Dell’Arte
## Rosana Lanzelotte
VIII Circuito Musica Brasilis homenageia Darius Milhaud
Dia 11 de agosto, às 20h
Sala Cecília Meireles
Circuito Musica Brasilis
## András Schiff, piano
Dia 19 de agosto, às 16h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Série Dell’Arte
## Aprile Millo in Rio
Fernando Bicudo, direção
Dia 20 de agosto, às 20h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
## Orquestra Petrobrás Sinfônica
Série Portinari
Isaac Karabtchevsky, regente
Philip Doyle, solista
Dia 26 de agosto, às 16h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
## Orquestra Petrobrás Sinfônica
Marcelo Lehninger, regente
Sonia Goulart, solista
Dia 30 de setembro, às 20h
Sala Cecília Meireles
## XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea
61 obras inéditas
Concertos de 23 a 29 de outubro
Concerto inaugural, dia 23 de outubro, às 19h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Concertos de 24 a 29 de outubro
Sala Cecília Meireles
Ministério de Estado da Cultura - MinC
FUNARTE
Centro de Música
## Clélia Iruzun, piano e Coull Quartet
Dia 6 de outubro, às 20h
Sala Cecília Meireles
## Cappella Mediterrânea e Coro de Câmara de Namur
Leonardo Garcia Alarcon, regente
Dia 12 de novembro, às 17h
Série Dell’Arte
Theatro Municipal do Rio de Janeiro